quinta-feira, 28 de abril de 2016

INVENTÁRIO FOLIAS DE MINAS



O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iepha/MG, quer conhecer os grupos de Folias, Ternos e Charolas  que celebram essa rica tradição no estado de Minas Gerais.

Preencha o formulário no link abaixo e faça parte do Inventário Oficial de Grupos de Folia de Minas. É fácil, rápido, seguro e sua contribuição poderá ajudar para que as Folias sejam reconhecidas como um patrimônio cultural imaterial de nossa terra.

http://goo.gl/forms/j0LF9a9Ert

Definição de Folias de Minas
As Folias constituem-se em uma prática cultural e religiosa de devoção católica. Também denominados como Terno, Charola ou Companhia, os grupos se estruturam a partir da sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Os grupos geralmente são formados por cantores, tocadores, e, em alguns casos, reis, palhaços e “bastiões”, que realizam visitas às casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e se organizam a partir de ritos como o giro ou jornada, encontros, festas e o cumprimento de promessas.

A plataforma ficará disponível para preenchimento no site do IEPHA-MG até o dia 30 de abril de 2016.

Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria de Proteção e Memória (31) 3235 2875 linko.memoria@iepha.mg.gov.br

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Patrimônio cultural imaterial

fotografia: Taís Ferreira


As manifestações culturais tradicionais formam o patrimônio cultural imaterial de um povo que é definido pela UNESCO como:

"práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural".

Transmitidas de geração em geração e constantemente recriadas pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. As manifestações culturais tradicionais são transmitidas oral ou gestualmente, recriadas coletivamente e modificadas ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de "patrimônio cultural imaterial".