sábado, 30 de janeiro de 2016

Seja Bem-Vindo!


A ASSOCIAÇÃO DOS DEVOTOS DOS REIS MAGOS DE BELÉM DO MUNICÍPIO DE PIUMHI/MG - ADERMAB foi fundada em 01 de Junho de 2009, com a denominação inicial de "Associação Folia de Santo Reis "Do Oriente à Belém"do Município de Piumhi-MG".

A ADERMAB tem por finalidade promover festejos e comemorações referentes à Folia de Santo Reis, com desfiles, danças tradicionais e folclóricas, ensinando e propagando esse patrimônio cultural.

Esse Blog foi criado como um espaço que busca apresentar a Folia de Reis, uma das festas mais importantes da cultura popular brasileira, bem como o trabalho da ADERMAB, como um espaço para o resgate, consolidação da memória e a reconstrução de um jeito de ser, de pensar e de agir da comunidade rural de Piumhi e região, e seu importante papel de guardiã de um saber muito especial passado de geração para geração e vivo até os dias atuais.  

Tem como objetivo registrar os festejos, coletar depoimentos e ser um suporte de memória e apoio às Companhias de Folia de Reis  da região,  apresentando as festas religiosas como mecanismos que contrapõem ao estilo de vida que individualiza, desagrega e despersonaliza. 

Num tempo em que a tradição e a unidade familiar perde força e a crença torna-se cada vez mais rara, a Folia de Reis figura como um exemplo vivo de fé, devoção e fortalecimento da rede de solidariedade, amizade, respeito e cooperação, passada de pais para filhos e assim, sucessivamente. 

Tudo é feito com muito zelo, amor e devoção aos Santos Reis que os abençoarão e os acompanharão por todo o ano novo. É esse sentimento de fé, amor e solidariedade que mantém vivas e ativas as Folias de Reis de Piumhi e região.

E viva Santos Reis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário